A idéia do Rotary concebida em Chicago pelo advogado estadunidense Paul Harris, desde o inicio do século, tendo fundado o primeiro Clube em 1905, se expandia por todo o mundo, sobretudo face a seu lema fundamental – SERVIR ANTES DE SER SERVIDO. No inicio dos anos trinta, o Rotary já havia sido fundado em outras cidades do Brasil e a boa idéia de fundar um Rotary na Bahia amadurecia, quando profissionais e empresários ilustres se reuniram sucessivas vezes nos escritórios profissionais de seus fundadores, no Clube Euterpe e na Associação Comercial da Bahia para planejar anosa entidade de interesse publico o que veio a acontecer em 23 de fevereiro de 1933, justamente na data de aniversario de fundação do Rotary International. Naquela época o Comercio da Cidade Baixa era o centro de decisões de Salvador, interligado ao Comercio da Cidade Alta pelo Elevador Lacerda, Plano Inclinado Gonçalves e elevadores do Taboão e Pilar. Salvador era então conhecida como a Cidade das Ladeiras e foi neste ambiente de recuperação da Grande Depressão de 1929 que o Rotary começou a servir ao povo da Bahia, congregando profissionais diversos com o ideal de servir e do companheirismo como o sustentáculo axial das realizações humanas sustentáveis. O almoço rotário inicial foi então realizado no Hotel Meridional, localizado na Cidade Alta, Rua Chile, naquela época a rua mais famosa do centro da cidade, onde os baianos se encontravam todas as tardes.
Mas as idéias de fundar um Rotary na Bahia eram alimentadas havia vários anos. Luiz Salazar, do Rotary Club do Recife, correspondia-se com amigos seus na Bahia e motivava a todos para a fundação do novo Rotary Club. Carlos da Silva Araújo, do Rotary Club do Rio de Janeiro também se correspondia com o farmacêutico Raul Schmidt, empresário e dono da Farmácia Caldas, a melhor da cidade.
Do Rio de Janeiro, Arrojado Lisboa, já sócio do Rotary, conseguiu do catedrático de medicina Prof. Dr. Aristides Novis, que este reunisse em seu consultório algumas pessoas, dentre as quais Arthur Fraga, Pamphilo de Carvalho, João Marques dos Reis, Jim Roth, Jayme Tavares, este um ex-rotariano do Clube de São Luiz do Maranhão, Tosta Filho e Anísio Massora. Entre os primeiros presidentes do Rotary que deu origem ao Distrito 4550, estão vários dos seus vinte e sete fundadores.
Aloysio de Carvalho Filho Educação – Ensino Universitário
Anísio Massora Eletricidade – Luz e Força – Produção
Antonio Garcia de Medeiros Netto Direito – Advocacia Comercial
Arthur Rodrigues de Moraes Serviços de Águas – Distribuição
Augusto Marques Valente Industria do Algodão – Fabrica de Tecidos
Bernardino Madureira de Pinho Direito – Advocacia Criminal
César Sampaio Bittencourt Industria do Couro – Calçados – Fabricação
Edgard Bensabath Finanças – Capitalismo
Eduardo Rodrigues de Moraes Medicina – Otorrinolaringologia
Epiphano José de Souza Fumo – Exportação
George B Dillingham Comunicações – Telefone
Ignácio Tosta Filho Finanças – Cacau – Financiamento
Jayme Reis Seguros de Vida
Jayme Tavares Governo – Serviço de Irrigação
João Marques dos Reis Direito – Advocacia Civil
João Montenegro Agricultura – Cultivo de Frutas
Joaquim Ruiz de Gamboa Transportes – Serviços Portuários
José Manso Cabral Engenharia – Construções em Geral
José Vita Bebidas Gasosas – Fabricação
Manoel Cintra Monteiro Ferragens – Ferragens em Grosso
Manoel Pedreiras Transporte – Transporte Terrestres
Mário Ferreira Barbosa Governo – Estatística
Martagão Gesteira Medicina – Pediatria
Oswaldo Silva Transporte – Transportes Marítimos
Pamphilo de Carvalho Seguros – Terrestres – Fogo
Raul Schmidt Industria Química – Drogas em Grosso
Viriato Bittencourt Leite Finanças – Banco Comercial
O primeiro Rotary Club do atual Distrito 4550, antes 450, o Rotary Club da Bahia recebeu sua carta com a data de 27 de março de 1933.
Nestes setenta e oito (78) anos de vida, tem o Rotary reunido seus sócios sempre com o ideal de servir à Bahia e à humanidade, praticando o companheirismo, com diversidade, liderança e integridade no exercício das profissões. Entre as obras realizadas ou apoiadas por rotarianos destacamos o Hospital da Criança Martagão Gesteira, fundado pelo Prof. Alvaro Bahia, com uma nova visão de tratamento de doenças das crianças pobres e combate à mortalidade infantil, hoje uma prioridade das nações Unidas e do Rotary International focada principalmente no programa Polio Plus, que recebe o apoio da Fundação Bill e Melinda Gates, fundadores da Microsoft. O Rotariano Álvaro Bahia e seus companheiros já praticavam na década de trinta a puericultura uma modalidade avançada de promoção da saúde das crianças pela educação das mães e das famílias. O foco nas famílias continua ate hoje sendo prioridade do Rotary.
Os Rotarianos também fundaram a Associação Cultural Brasil Estados Unidos, ACBEU, que durante estes setenta anos tem educado jovens baianos e fornecido bolsas de estudos a muitos estudantes, professores e profissionais.
Eis um pouco de história de Rotary e ACBEU, centrada nas pessoas de Archimedes Pereira Guimarães, professor de engenharia química da Escola Politécnica, rotariano, Jorge Calmon, àquela época professor da faculdade de Filosofia e letras e diretor da Biblioteca Publica – onde começou a funcionar a ACBEU, também um fundador de Rotary Club, e o rotariano Heitor Praguer Froes, um dos fundadores do Rotary, pai do EGD Carlos Eduardo Froes e que foi diretor mais adiante da ACBEU. Eram também fundadores da ACBEU: Colombo Moreira Spinola, Anísio Massorra, Roy Lee Worley, Francisco Sá, Evaldo Simas Pereira, Raul Costa Lino, Braulio Xavier e Fernando Nova, Jose Queiroz, a maioria deles rotarianos e Anísio Spinola Teixeira, o grande educador baiano, fundador da avançada Escola Parque e que orientou a nova associação que educaria os baianos na língua inglesa como segunda língua e na cultura norte-americana, num momento em que se vivia um estado de guerra mundial e se precisava de união entre povos – um lema rotário e com o qual nasceu a ACBEU. Com o ideal de diversidade firmemente defendido pelo Rotary na ACBEU se ensinava a língua inglesa e se promovia a cultura norte-americana sempre com uma orientação democrática quanto a concepções político-ideológicas.
Mantendo sua ênfase em educação das classes menos favorecidas os rotarianos doaram o terreno e construíram o Colégio Rotary de Itapoan, esta hoje com mais de cinco mil alunos e o Colégio Municipal da Casa da Amizade, no Jardim Apipema. Entre diversos programas de bolsas educacionais, principalmente em medicina e saúde publica, o Rotary mantém um dos mais relevantes programas de intercambio internacional de jovens e diversos clubes de Interact e Rotaract, respectivamente clubes em que se pratica o rotarianismo entre jovens. Rotaract e Interact, buscando-se um maior entrosamento inter-geracional, que mais recentemente foi considerada uma prioridade rotaria – NOVAS GERAÇÕES.
Logo que fundado em Salvador o primeiro Clube o Rotary se expandiu na capital e pelo interior do estado da Bahia. Foram fundados os Rotary Clubs de Santo Amaro, Ilhéus, Conquista, Jequie..., onde foram fundados diversos Colégios Rotary.
Em Salvador rotarianos têm apoiado as Obras Sociais Irma Dulce, o IBIT, fundado pelo rotariano Prof. Jose Silveira e atualmente Fundação Jose Silveira, em que se destacou o apoio pessoal do rotariano e empresário Norberto Odebrecht, o CEPARH e a criação do importante centro de medicina do coração no Hospital Santa Isabel, com expressiva doação do rotariano Erich Loef.
Existe um programa distrital em planejamento para que cada Rotary Club adote uma escola publica para que os rotarianos daquela comunidade promovam apara os alunos nas diferentes idades pertinentes programas de capacitação denominados RYLA – Programas do Rotary de Motivação de Lideres, um programa de promoção do empreendedorismo.
Na proxima edicao mais historia do Rotary na bahia e no Mundo

DISTRITO 4550 DO ROTARY INTERNATIONAL see also WWW.THISCLOSE.NET coloque aqui sua foto e ajude a campanha SO ISTO WWW.ROTARY4450.ORG.BR DORMIA E SONHEI QUE A VIDA ERA ALEGRIA. DESPERTEI E PERCEBI QUE A VIDA ERA TRABALHO. AO SERVIR EU DESCOBRI QUE SERVIR TRAZ ALEGRIA..................................................... RABINDRANATH TAGORE
O Martagão Gesteira recebe do Rotary apoio para o Forum Mundial do Voluntariado
O Rotary Club da Bahia e o Rotary E-Club da Bahia promoveram com a Governadoria do Distrito 4550 o Primeiro Forum Internacional sobre Trabalho Voluntário em Oncopediatria. Palestrantes de todo o mundo, entre eles o Porfessor Sanchez, do Vall D'Hebron Barcelona, Sunny Sharma, fornecedor e apoiador doos hospitais Texas Children Hopsital e MD Anderson Cancer Center de Houston, Nubia Mendonça do GAACC, a equipe do GRAACC de São Paulo e o Porfessor Odone da USP. Da Bahia Drs. Jose Bahia Sapucaia e Luciana Nunes, além do Governador Rota´rio Leonardo santos e da Presidente Anaci Paim. o Professor Geraldo Leite palestrou em nome da Fundação José Silveira. Md Anderson Texas,
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário