O Martagão Gesteira recebe do Rotary apoio para o Forum Mundial do Voluntariado

O Martagão Gesteira recebe do Rotary apoio para o Forum Mundial do Voluntariado
O Rotary Club da Bahia e o Rotary E-Club da Bahia promoveram com a Governadoria do Distrito 4550 o Primeiro Forum Internacional sobre Trabalho Voluntário em Oncopediatria. Palestrantes de todo o mundo, entre eles o Porfessor Sanchez, do Vall D'Hebron Barcelona, Sunny Sharma, fornecedor e apoiador doos hospitais Texas Children Hopsital e MD Anderson Cancer Center de Houston, Nubia Mendonça do GAACC, a equipe do GRAACC de São Paulo e o Porfessor Odone da USP. Da Bahia Drs. Jose Bahia Sapucaia e Luciana Nunes, além do Governador Rota´rio Leonardo santos e da Presidente Anaci Paim. o Professor Geraldo Leite palestrou em nome da Fundação José Silveira. Md Anderson Texas,

novas geracoes sempre foram prioridade desde a fundacao do rotary. agora sao algo crucial ...


Apresento-lhes um relato resumido das discussões mantidas durante o encontro de Rotary Distrito 4550, como dinâmica de grupo para melhor identificação da nova Quinta Avenida de Novas Gerações.
25 ANOS DE ROTARY – Em 1958 – EGD ARCHIMEDES PEREIRA GUIMARÃES
Com base num livro editado pelo EGD Arquimedes Pereira Guimarães sobre os primeiros vinte e cinco anos de Rotary, publicado em 1959, observamos que os antigos companheiros fundadores incluíam as novas gerações em seus projetos rotários tanto é que as reuniões festivas de Rotary eram sempre passeios e eventos com toda a família e os rotarianos iam aas escolas conversar com os estudantes. Rotary tinha uma abordagem para crianças e adolescentes bem antes de serem criados os programas do Interact e do Rotaract. O Rotary sempre teve como prioridade a família, a saúde, a cultura e a profissão de seus sócios, mas devemos reconhecer que existe hoje uma necessidade de buscar em cada um de nós as forças e valores para rejuvenescermos o Rotary e podermos compartilhar com a humanidade nossos projetos que a valorizam e integram a nós rotarianos.
NOVAS GERAÇÕES E O NOVO LEMA 2011 2012 de ROTARY INTERNATIONAL
Foi apresentado e discutido o vídeo com os discursos de políticas de Rotary para 2011-2012, sobretudo a de continuar fortalecendo as comunidades e a família, como prega o lema atual e amplificar isto com o novo lema – buscando em cada um valores e forcas para abraçar a a humanidade e corrigindo tudo aquilo que não funcionar bem em cada um e em cada Rotary Club ou Distrito. Enfatizou bem o Presidente Kalyan que sempre há algo de bom que cada rotariano faz a cada dia. Só precisamos alinhar e integrar mais essas ações humanitárias e de companheirismo num BRANDE ABRAÇO apresentados com oratória motivacional na Assembléia Internacional de Rotary International, realizada em janeiro de 2011 em San Diego realizado pelo Presidente Eleito Kalyan Banerjee, que estão no Youtube, em diversas versões e com abordagens distintas (busca no Youtube – Kalyan Banerjee – uma das versões tem legendas em português)
UMA ABORDAGEM REJUVENESCEDORA EM ROTARY
Kate Ischkin
Vide palestra completa no BOOK 2 PETS = http://www.rotaryclubdabahia.com.br/wp-content/uploads/2011/03/seminarios-para-treinamento-de-lideres-distrito-4550.pdf
A palestra apresentada a todos pela jovem rotariana Katie Ishkin apresenta um fato que abre um grande horizonte de oportunidades de melhorar: com todos os sistemas de comunicação as reuniões presenciais ficam cada vez mais rivais do trabalho dos rotarianos mais jovens e rotarianos com menos de trinta anos representam menos de 25 do total, menos de 40 anos menos de 11%. Isto também tem acontecido pelo mundo afora com as reuniões de trabalho – quase a sua totalidade passa a ser realizada por Internet e quando exista uma necessidade de interatividade em tempo real e com imagem as reuniões são feitas por teleconferências. Ela informou a todos presentes que antes de ir apresentar sua palestra ali no auditório pela manha cedo já havia remetido trinta e-mails referentes a seu trabalho e isto dava a ela a condição de estar tranqüila que as coisas de suas profissão estavam sendo providenciadas.
A maior oportunidade seria a de criar Rotary Clubs não tradicionais em que algumas reuniões fossem substituídas por tempo dedicado a projetos humanísticos e a companheirismo pelas redes de Internet. Os jovens, convivendo com esta rede atual de Rotary com idade maior que 50 anos perfazendo mais que 68% dos sócios poderia representar aos jovens uma VERDADEIRA ENCICLOPEDIA DE EXPERIENCIAS E SABERES que lhes dariam maios segurança em seus trabalhos e famílias.
COMO TORNAR O ROTARY ATUAL MAIS PALATAVEL AOS JOVENS PROFISSIONAIS
1.    SERVINDO
2.    MUDANDO DE UM ROTARY PREDOMINANTEMENTE DE HOMENS PARA UM EQUILIBRIO MEIO A MEIO, do modo como acontece nas grandes reuniões mundiais e nacionais: GETS e Assembleia. Foi visto que a atração dos cônjuges para serem rotarianos poderia implicar maior integração espontânea e intuitiva entre as gerações de maior idade e os jovens profissionais. Foi comentado e discutido que os rotarianos do gênero feminino têm uma comunicação mais espontânea com jovens que seus cônjuges masculinos.
3.    O PROTOCOLO FORMAL é sempre algo bom, mas não para todas as reuniões. Será preciso maximizar o companheirismo e palestras realmente motivadoras de melhorias nas reuniões presencias e tratar das coisas de planejamento e relatórios pela Internet.
4.    DIVULGAR Rotary e seus projetos antes, para visar e mobilizar, durante e depois, premiando sempre com divulgação e citações e mesmo prêmios os CAMPEÕES.
5.    Visão Positiva em tudo -   visão positiva não seria ser otimista a um extremo que não se veja os problemas, mas sim olhar para tais problemas como uma oportunidade e talvez uma OBRIGACAO de servir dos rotarianos. Por exemplo, a Avenida Paralela esta todos os dias congestionada em certas horas do dia e em excesso e isto é grave. Os rotarianos poderiam colocar tal assunto em debates, pois o problema e recorrente em todo o mundo e algumas soluções de planejamento, infra-estrutura, educação no transito e para a vida podem ser implementados com a ajuda do Rotary. Tal qual se faz com a Pólio.  Ou seja, o programa Erradicar a Pólio tem toda a importância – END POLIO NOW. Mas o lema deve ser Pólio PLUS ( e mais) outras tantas ações educativas e de mudanças de atitudes. O Jovem gosta de sensibilizar para a mudança.
6.    Os rotarianos acompanham com interesse os trabalhos dos Rotaractianos, Interactianos e do Intercambio de Jovens e dos jovens profissionais do IGE. Mas isto não basta. Sera preciso que pensem tais programas e projetos como oportunidade de fazerem crescer o COMPANHEIRISMO numa escala de melhoria continua.
7.    Ficou patente que o maior interesse na reunião foi demonstrado pelos jovens estudantes estrangeiros do programa de Intercambio Internacional de Jovens. Estavam presentes em massa e todos declaram desejarem ser rotarianos no futuro. Isto significa que entre as famílias que os hospedam e entre os ex-bolsistas há muitos Rotaractianos e rotarianos, mais adiante, em potencial e todos têm  grande facilidade de atuar em redes de internet.
8.    O proximo encontro foi marcado par Jequie, em paralelo com as atividades da Conferencia Distrital liderada pelo Governador Valdomiro Oliveira Jr. Entre 13 e 15 de maio de 2011. O coordenador do encontro que nesta reunião criativa atuou como Secretario será o Governador Assistente Adjunto e Coordenador Distrital de Rotaract Marcos Eusébio Menezes, com apoio direto de seu adjunto Rochester e de Cássio (Coordenador Distrital de Interact) dos Governadores Assistentes Galende e Assis.
Vejam no blog as fotos obtidas na reunião realizada no teatro da Livraria Cultura que tem apoiado as realizações de Rotary em seu belo auditório no Shopping Salvador, segundo piso de lojas.

Nenhum comentário: