CAROS AMIGOS DO ROTARY CLUB SALVADOR NAZARE
OBRIGADO PELO CONVITE PARA ESTA CERIMONIA DE POSSE EM QUE CONCEDERAM DOIS TITULOS PAUL HARRIS EM RECONHECIMENTO POR BONS SERVICOS PRSTADOS AO ROTARY PELOS COMPANHEIROS RUAS E CABRAL.
OBRIGADO POR CONVIDAREM TRES JOVENS PARA ASSOCIAREM-SE COMO RAUL CHAVE E EU O FIZEMOS HÁ VARIAS DECADAS E QUE MUITO NOS AJUDOU A AMBOS NA VIDA E NA PROFISSAO, POR SERMOS E ATUARMOS COMO ROTARIANOS.
OBRIGADO POR ME CEDEREM EDMILSON MOURA PARA NOS AJUDAR, COMO GOVERNADOR ASSISTENTE E COMO DIRETOR ADJUNTO DA COMISSAO - "ERRADIQUEMOS A POLIO AGORA".
Eis a mensagem, ainda por sintetizar, do Governador Distrital Eleito e que a publicara na data de sua posse nos quatro monutos previstos para tal na cerimônia, dia 30 de junho no Salao Nobre da Associacao Comercial da Bahia, 18horas, iniciando com o Concerto de Clarineta de Mozart – Quinteto.
É um prazer e uma honra estar aqui com Vs. antes mesmo de tomar posse na Governadoria do Distrito 4550. Criam-me uma oportunidade impar a de convidá-los à cerimônia de nossa posse.
As nossas mensagens começarão com o lema rotário que o Presidente do Rotary International, 2011-2012, Kalyan Banerjee nos traz: conheça si mesmo para envolver a humanidade. E ele adiciona: fortaleçam a família, continuem construindo comunidades e construindo pontes entre elas, como se num grande abraço, em busca do bem comum.
Ser rotariano é a todo o tempo um desafio motivador de melhorias. No inicio do Século XX, o advogado Paul Percy Harris, justamente num ambiente pleno de desesperança e temor, em Chicago, EEUU - teve a feliz idéia de somar seu ideal, forças e valores aos de outros profissionais, que como ele acreditavam no servir, na ética profissional e no COMPANHEIRISMO e fundou o nosso Rotary. Eram jovens idealistas com uma visão que nos possibilitou a esta instituição, que não se sustenta pelo lucro e sim pelo denodado trabalho voluntario, a plena vitalidade e o reconhecimento publico mundial cento e seis anos depois.
Os princípios e os valores, fundados em Companheirismo, Servir, Integridade, Diversidade e Liderança, foram considerados pelo Rotary International como Valores Estratégicos, associados a um código de ética - A PROVA QUADRUPLA – e a uma organização flexível e voltada para objetivos e resultados, liderados por rotarianos motivados e inovadores nos trouxeram ao presente momento, vivos e combativos, passando por duas Grandes Guerras e crises econômicas e políticas mundiais das mais severas, sobretudo na sua primeira metade do Século XX, quando o Rotary, muito jovem ainda prestou relevantes contribuições à humanidade.
E, vejam vocês amigos, tudo isto tem acontecido sob a forma de uma doação universal de trabalhos voluntários de milhões de pessoas de bem como vocês. Se fossemos uma empresa multinacional teríamos este valores contabilizados. Como somos uma entidade de finalidade humanista, publica e não lucrativa, o valor de tão grandiosa obra não tem sido divulgado com exatidão nos nossos balanços, que se limitam aos números ingressados e despesas. Uma avaliação superficial do que valem tais serviços, leva-nos a cifras superiores a dez bilhões de dólares e a um movimento socioeconômico superior a cem bilhões de dólares. É nosso dever, cada dia mais, dar publicidade previamente, durante e depois, aos impactos de nossos trabalhos. Numa atividade desta grandeza, sendo-se eficaz na publicidade previa e durante os impactos acontecem. Sendo-se ineficiente, por outro lado, não conseguiremos atender duas condições sine-quae-non do rotarianismo – equidade e sustentabilidade.
A importância do Rotary como um grupo que unindo constrói, cresceu a tal ponto que, juntamente com a Cruz Vermelha são as únicas entidades não estatais a participar do Conselho de Segurança da ONU. Certa feita, a Sra. Gibbons, que conheci quando fui intercambista do AFS/Rotary/Lyons, na cidade de Yakima, Estado de Washington, me falava que a minuta original e as contribuições da Carta da ONU, vieram dos rotarianos. E isto me emocionou e despertou. Conheci a Sra. Gibbons como sogra do rotariano Doc Bansmer, que durante um ano me acolheu em sua família como um filho adotivo estrangeiro.
Constatamos que o Rotary mundial é constituído por mais de um milhão de duzentos mil associados representativos de quase todas as profissões e que interagem com uma organização composta de mais de 500 distritos rotários como o nosso, a maioria com mais de mil e duzentos rotarianos dedicados. Mas olhadas as demandas observamos com nosso estudo que seriam necessários mais de cinco milhões de rotarianos, quando incorporarmos os chineses e outras nações ainda não atendidas pelo Rotary, como merecedoras de nossa valiosa, mesmo indispensável, contribuição para o BEM COMUM.
Hoje nossos fundadores do Rotary teriam mais de cento e quarenta anos e seus netos talvez tivessem já uns oitenta. Hoje já não tenho mais vinte e cinco anos da época de meu ingresso no Rotary Salvador Itapagipe, nem penso ou ajo como tal. Apesar de ainda trabalhar arduamente, aproximo-me mais dos modelos mentais dos profissionais aposentados, com sessenta e seis anos, a idade media dos rotarianos mundiais. Quando fomos fundados a idade media era de trinta e cinco anos. Em 2010, menos de 10% de nossos sócios tinham menos de trinta e cinco anos a idade de Paul Harris, ao fundar Rotary. Assisti a diversas apresentações do RI identificando isto como um ponto negativo – “o Rotary teria envelhecido e não foi ajustado aos tempos e as novas gerações. Como sempre procuro ver as coisas por um prisma positivo, visualizo estes dados e fatos como uma oportunidade empreendedora de focar no Rotariano Feminino, em busca do jovem rotariano. Podemos e devemos transmitir a um grande numero de valorosos jovens profissionais, com idade entre trinta e quarenta e cinco anos, justamente a idade dos nossos filhos, a nossa vivencia rotaria, nossa experiência profissional, nossos valores, um ambiente de segurança social, ambiente ideal para eles crescerem de modo sustentável. Ao mesmo tempo, estaríamos colocando em pratica a Quinta Avenida das Novas Gerações, a prioridade aprovada por nossa ASSEMBLEIA.
Ou seja amigos, nossa sorte é que estamos todos prontos a incorporar a geração de nossos filhos, justamente do modo como os fundadores incorporaram a geração de nossos pais e avos e com tais princípios de SERVIR e que perduram ate hoje. Mas, para tanto, precisamos colocar a linguagem no modo deles. Precisamos não apenas convidá-los ao conviver como sócios representativos, mas sim colocá-los no coração e no cérebro de nossos clubes. Devemos ajustar nossos programas e processos para maior eficácia, planejando com eles e colocando os resultados como seu mérito. Deixemos de lado os tabus e os excessos de formalismo. Para servir pressupõe-se uma ação ao modo de quem é servido e não ao modo de quem serve, nas palavras e exemplos de Johan Wolfgang von Goethe, em sua obra famosa, o Fausto.
Dai, amigos do Rotary Salvador Nazaré, neste dia de posse festiva e alegre, iniciei e concluo com a mensagem de nosso Presidente Kalyan Banerjee, ao nos pedir que busquemos dentro de cada um de nós a paz, os valores e as forcas que todos encontrarão em si mesmos na busca interior, junto a seus pares de seu Rotary Club. E façamos os ajustes e correções das coisas que não funcionam bem. O resultado da soma, certamente valioso, coloquemos disponível num grande envolvimento com todo o Distrito 4550 e dai com a humanidade, pois que ela muito precisa disto. A humanidade ainda esta em guerras entre irmãos, muitos são os seres humanos que não tem aceso a água de boa qualidade, a redes de esgotos e as sistemas públicos de saúde, muitos morrem de inanição e o meio ambiente ainda não e’ considerado como a fonte de vida com qualidade, para um grande numero de seres humanos, sem falar de que a organização social, essência da prática da democracia participativa, ainda não e’ possível, grandes áreas populacionais e territoriais do nosso planeta.
Vamos estudar e trabalhar juntos. Vamos reaprender Rotary para conseguirmos, como novo élan, torná-lo atraente para que, em nosso distrito, tenhamos COMO META, MIL E SEISCENTOS ROTARIANOS NO ANO 2012, uma meta desafiante para nós. Uma meta factível, se considerarmos um Rotary mais flexível, mais realizador, mais útil e valorizado em nossas cidades e por nossos lideres públicos. Muitas cidades precisam de um Rotary e ainda não tivemos a condição de ir lá capacitar seus profissionais para fundá-lo. Podemos fundar dois E-Clubes, iniciados pelo Governador Valdomiro, para melhor atender aos profissionais que viajam, ou têm dificuldades de estar presentes em reuniões nas grandes cidades, com horários prefixados. Podemos fazer Rotary Clubs para reuniões com café da manha e ate projetos pilotos de Rotary Clubs que se reúnem apenas uma vez por mês, sendo os outros três encontros tempos dedicados a trabalhos sociais. Nos Estados Unidos conheci um líder de Interact que fundou clubes em quase todas as escolas de seu distrito. Estava lá em Nova Orleans, na Convenção. Com isto, o distrito cresceu de 1.600 sócios para dois mil e setecentos sócios.
Comecei no Rotary como um jovem profissional de engenharia com vinte e cinco anos. Para mim o Rotary foi sempre uma luz no meu caminho em busca de companheirismo profissional, relações publicas, relações interpessoais, educação continua e diversidade, liderança e integridade no exercício da profissão. Devo muito ao Rotary e me considero um exemplo pratico para a conquista dos jovens profissionais que atraídos e convidados pelo nosso dinamismo ao servir com companheirismo, tornarão o distrito 4550 sustentável, pois crescente em qualidade e quantidade e longevo. É com esta gratidão que buscarei servir a todos os amigos e ao Rotary, uma grande ideia.
Obrigado
Nenhum comentário:
Postar um comentário