O Martagão Gesteira recebe do Rotary apoio para o Forum Mundial do Voluntariado

O Martagão Gesteira recebe do Rotary apoio para o Forum Mundial do Voluntariado
O Rotary Club da Bahia e o Rotary E-Club da Bahia promoveram com a Governadoria do Distrito 4550 o Primeiro Forum Internacional sobre Trabalho Voluntário em Oncopediatria. Palestrantes de todo o mundo, entre eles o Porfessor Sanchez, do Vall D'Hebron Barcelona, Sunny Sharma, fornecedor e apoiador doos hospitais Texas Children Hopsital e MD Anderson Cancer Center de Houston, Nubia Mendonça do GAACC, a equipe do GRAACC de São Paulo e o Porfessor Odone da USP. Da Bahia Drs. Jose Bahia Sapucaia e Luciana Nunes, além do Governador Rota´rio Leonardo santos e da Presidente Anaci Paim. o Professor Geraldo Leite palestrou em nome da Fundação José Silveira. Md Anderson Texas,

MENSAGEM DO GOVERNADOR DURVAL OLIVIERI - 2011-23012 AOS ROTARIANOS
Rotary Club Salvador PItuba
Junho de 2011
Amigos rotarianos,
As nossas mensagens começarão com o lema rotário que o Presidente do Rotary International, 2011-2012, Kalyan Banerjee nos traz: conheça si mesmo para envolver a humanidade. E ele adiciona: fortaleçam a família, continuem construindo comunidades e construindo pontes entre elas, como se num grande abraço, em busca do bem comum.
Ser rotariano e’ a todo o tempo um desafio motivador de melhorias, pois procuramos encarar o mundo, a humanidade e seu potencial inovador inerente `a espécie, humana com uma visão positiva e de esperança. Ainda que presenciemos guerras, pobreza, doentes desassistidos, exclusão social, degradação do meio ambiente e nos assustemos com o noticiar diário de tais problemas como se crônicos fossem, para os rotarianos apresentam-se sob um significado de mais razoes para SERVIREM MAIS E MELHOR e mais unidos pelo AMAR E SERVIR, como diria a nossa operosa baiana a Irma Dulce, hoje beatificada pelo Papa.
No inicio do Século XX, o advogado Paul Percy Harris, justamente num ambiente pleno de desesperança e temor no centro industrial e agrícola mais intenso dos Estados Unidos – Chicago, Illinois, teve a brilhante ideia de somar seu ideal, forças e valores aos de outros profissionais que como ele acreditavam no servir, na ética profissional e no COMPANHEIRISMO, e fundou o nosso Rotary, como uma referencia e um caminho grupal para o viver feliz. Nossos fundadores eram jovens profissionais com uma idade media de trinta anos, quando começaram a pensar o Rotary. Foi sua visão de contínuo ajuste aos tempos e gerações que possibilitou a esta instituição, que não se sustenta pelo lucro e sim pelo denodado trabalho voluntario, a plena vitalidade, o reconhecimento publico em escala planetária e o crescimento continuo, cento e seis anos depois.
Certamente os princípios e os valores, fundados em princípios de Companheirismo, Servir, Integridade, Diversidade e Liderança, valores estes considerados pelo Rotary International como Estratégicos, associados a um código ético - A PROVA QUADRUPLA – e a uma organização flexível e voltada para objetivos e resultados, liderados por rotarianos motivados e inovadores nos trouxeram vivos e combativos ate hoje. Mesmo inseridos num mundo assolado por duas Grandes Guerras Mundiais e por crises econômicas e politicas das mais severas, sobretudo na sua primeira metade de século de existência, o Rotary, mesmo ainda em seus primeiros anos de vida prestou relevantes contribuições aa humanidade.
E, vejam vocês amigos, tudo isto acontece sob a forma de uma doação universal difusa, um trabalho voluntario de milhões de sócios. Talvez por não terem os rotarianos um fim de lucro, como teria uma empresa transnacional, o custo ou o valor de tal obra não tem sido via de regra contabilizado com exatidão nos balanços da entidade, que se limitam aos números ingressados e despesas. Uma avaliação superficial do que valem tais serviços, sem a emissão de um único cheque, leva-nos a cifras superiores a dez bilhões de dólares e a um movimento socioeconômico superior a cem bilhões de dólares. Os rotarianos não costumam contabilizar e mesmo divulgar de modo eficaz os impactos de seus trabalhos, e ate pensam que o que se oferece com a mão direita na deve ser cobrado com a outra. Não pode ser mais assim num mundo conectado em tempo real – precisamos estudar melhores formas de atribuir valor a nosso trabalhos e a divulga-los adequadamente, para que o ciclo ação e feedback, essencial aa sustentabilidade se estabeleça e seja gerenciado. Um movimento desta grandeza sendo eficaz os impactos acontecem. Sendo ineficiente ou ineficaz não atenderiam a condição sine-qua-non do rotarianismo – a equidade
A importância do Rotary como um grupo que UNINDO CONSTROI PAZ, cresceu a tal ponto que, juntamente com a Cruz Vermelha são as únicas entidades não estatais a participar do Conselho de Segurança da ONU. Certa feita, Mrs. Gibbons, de nacionalidade americana embora executiva nascida e educada na Inglaterra e que conheci quando fui intercambista do AFS/Rotary/Lyons em Yakima, me falava que a minuta original e as contribuições posteriores vieram dos rotarianos. E isto me emocionou e despertou. Conheci Mrs. Gibbons como sogra do rotariano que durante um ano me acolheu em sua família como um filho estrangeiro.
Constatamos que o Rotary mundial e’ constituído por mais de um milhão de duzentos mil associados representativos de quase todas as profissões e que interagem com uma organização composta de mais de 500 distritos rotários como o nosso, a maioria com mais de mil e duzentos rotarianos dedicados. Mas olhadas as demandas observamos com nosso estudo que seriam necessários mais de cinco milhões de rotarianos, quando incorporarmos os chineses e outras nações ainda não atendidas pelo Rotary como merecedoras de nossa valiosa, mesmo indispensável, contribuição para o BEM COMUM.
Hoje nossos fundadores do Rotary teriam mais de cento e quarenta anos e seus netos talvez tivessem já uns oitenta. Hoje já não tenho mais vinte e quatro anos nem penso ou ajo como tal. Apesar de ainda trabalhar arduamente, aproximo-me mais dos modelos mentais dos profissionais aposentados e com sessenta e seis anos, a idade media dos rotarianos mundiais. Quando fomos fundados a idade media era de trinta e cinco anos. Em 2010, menos de 10% de nossos sócios tinham menos de trinta e cinco anos a idade de Paul Harris, ao fundar Rotary. Assisti a diversas apresentações do RI identificando isto como um ponto negativo – o Rotary teria envelhecido e não se renovou. Como sempre procuro ver as coisas por um prisma positivo, visualizo a atual idade media dos rotarianos como uma oportunidade: justamente transmitirmos a um universo de jovens profissionais, com idade entre trinta e quarenta e cinco anos, justamente a idade dos nossos filhos, uma experiência profissional, uma experiência de liderança familiar e comunitária, sobretudo um ambiente de segurança e desenvolvimento especial para eles e de alto valor para todos os rotarianos, com sua nova avenida - a das novas gerações.
Ou seja amigos, nossa sorte e’ que aqui estamos todos prontos a incorporar a geração de nossos filhos, justamente do modo como os fundadores incorporaram a geração de nossos pais e avos e com tais princípios de SERVIR e que perduram ate hoje. Mas, para tanto, precisamos justamente colocar em pratica o SERVIR aos jovens e ao modo deles. Precisamos não apenas convida-los ao conviver como sócios representativos mas sim coloca-los no coração e no cérebro de nossos clubes. A linguagem deve ser inteligível por eles e não a nossa tradicional e cheia de tabus, pois que servir pressupõe uma ação ao modo de quem e’ servido e não ao modo de quem serve, nas palavras e exemplos de J.W.Von Goethe, em sua obra famosa, o Fausto.
Dai, amigos do Rotary Salvador Pituba, a vocês que tem sido em nosso distrito lideres rotários construtores de exemplos, a minha mensagem como Governador de Rotary e’ uma mensagem de aprendiz: estudemos e pratiquemos a mensagem de nosso Presidente Kalyan Banerjee, ao nos pedir que busquemos dentro de cada um de nos a paz, os valores e as forcas que todos encontrarão com seus pares e em cada um, e no histórico de realizações de seu clube, e nos clubes amigos, e façamos os ajustes e correções das coisas que não funcionam bem, as coloquemos disponíveis num grande envolvimento com o Distrito 4550 todo e dai com a humanidade, pois que ela muito precisa disto, pois ela muito precisa de dos rotarianos. A humanidade ainda esta em guerras entre irmãos, poucos tem aceso a agua de boa qualidade, a redes de esgotos e as sistemas públicos de saúde, muitos morrem de inanição e o meio ambiente ainda não e’ considerado como a fonte de vida com qualidade, para um grande numero de seres humanos, sem falar de que a organização social, essencial aa pratica da democracia participativa ainda não existe em grandes áreas populacionais e territoriais do nosso planeta.
Vamos estudar e trabalhar juntos. Vamos reaprender Rotary para conseguirmos, como novo élan, torna-lo atraente para que, em nosso distrito, VENHAMOS A TER, COMO META, MIL E SEISCENTOS ROTARIANOS NO ANO 2012, UMA META DESAFIANTE PARA NOS. UMA META PERFEITAMENTE POSSIVEL, SE CONSIDERARMOS QUE O ROTARY TEM FLEXIBILIZADO SEUS CONCEITOS OPERATIVOS, MANTIDOS SEUS PRINCIPIOS, que muitas cidades com sócio-economias dinâmicas precisam de ovos Rotary Clubs, QUE HOJE poderemos dispor de dois e-clubs, com regimentos internos muito mais flexíveis a associados em constantes viagens de trabalho, e que e’ expressivo e de impactos positivos o potencial de divulgar o Rotary por meio de Interact Clubs na maioria das escolas e do Rotaract nas universidades e grupos de jovens profissionais juntamente com intercâmbios educativos intensificados orientais como um todo
Comecei no Rotary como um jovem profissional de engenharia com vinte e cinco anos. Para mim o Rotary foi sempre uma luz no meu caminho em busca de companheirismo profissional, relações publicas, relações interpessoais, educação continua e diversidade, liderança e integridade no exercício da profissão. Devo muito ao Rotary e me considero um exemplo pratico para a conquista dos jovens profissionais que atraídos e convidados pelo nosso dinamismo ao servir com companheirismo, tornarão o distrito 4550 sustentável, pois crescente em qualidade e quantidade e longevo.
Obrigado Amigos do Rotary Club Salvador Pituba,
Estamos aqui para somar e precisamos da ajuda de vocês para faze-lo.
Obrigado pela atencao,
Durval


CERIMONIA ROTARY CIÊNCIA - MEDALHA ROTARIANO JOSE SILVEIRA.

Amigos,
Eis as fotos da cerimonia de jantar festivo do Rotary Club da Bahia, para a entrega ao cientista medico Prof. Dr. Luiz Lira do Premio do Merito Cientifico Medalha Jose Silveira Pesquisa na data de hoje, 15 de junho de 2011 - Rotary Club da Bahia e da entrega aos presidentes atual e eleito do Rotary Club de santo Amaro do certificado relativo ao futuro aniversario de setenta e conco anos de seu clube, entregue pelos Governadores Valldomiro Oliveira Jr. e Durval Olivieri (2011-2012)
Mais fotos no site:

Nenhum comentário: