ou
MINHA VISÃO: ROTARIANOS CAPACITADOS, INOVADORES E UM ROTARY E UM MUNDO DURAVEIS.
Caros Amigos Rotarianos,
O mundo atual é de mudanças globais e locais bruscas e contínuas. Segundo Peter Drucker mudanças deste tipo não se consegue gerenciar ou mesmo controlar. Será preciso LIDERÁ-LAS.
Para liderar mudanças na economia do CONHECIMENTO, além dos cinco valores estratégicos de Rotary (SERVIR, COMPANHEIRISMO, DIVERSIDADE, INTEGRIDADE e a própria liderança) será preciso capacitação contínua, pois sem inovação e motivação as mudanças não serão lideradas e a durabilidade das organizações pode ser afetada por descontinuidades detrimentais.
E estamos confiantes que a adoção do conceito de CLUSTERS poderá nos facilitar sobremodo a capacitação pela cooperação em redes e a criação de projetos e serviços sem concorrência, já que o potencial de demandas e ofertas cresce na mesma proporção que a capacitação, gerando o espaço fértil para as soluções do tipo ou do modo ganha-ganha.
As vezes pensamos ser isto tudo muito novo, mas não é. O Sócio biólogo Matt Ridley pesquisou a genética das famílias humanas e identificou que o animal homem tem mais a ver com abelhas que com sistemas familiares de leões. Certamente na humanidade há famílias e indivíduos que atual como se fossem leões e até mesmo outros tipos de predadores. Mas a base é uma só a base da gentileza e da cooperação em grupos. Outro cientista famoso Professor Edward Wilson, em seu recente livro ………, defende a tese de que desde os primórdios da civilização têm os seres humanos dado prioridade aos grupos em detrimento da genética puramente familiar. Precisamos ter cuidado e adotar tecnologias mais prudentes para não exagerarmos nossas pressões sobre o meio social e ambiental para que possamos servir e compartilhar um mundo durável, um mundo de paz e felicidade num mundo com mais de sete bilhões de seres humanos e um meio ambiente local e global cada vez mais degradado. Lembrando os amigos rotarianos franceses, ali o lema á ENSEMBLE (juntos), SERVIR (pensar no outro e ser sensível a suas necessidades antes de apresentar-lhe as suas) e AGIR (nunca ficarmos parados diante dos obstáculos, pois a divida social e ambiental está a crescer).
CAPACITAR é preciso, pois, caros amigos e vamos a nossa Conferencia do Rotary Sempre Jovem.
Obrigado pela presença e pelas ajudas.
Durval e Teresa
Um comentário:
Eu acho que uma pessoa sempre se deve capacita, em qualquer âmbito, tanto na área de dermatologia no rio de janeiro se estudou medicina como em qualquer outra.
Sempre se aprendem coisas novas cada dia.
Postar um comentário