O Martagão Gesteira recebe do Rotary apoio para o Forum Mundial do Voluntariado

O Martagão Gesteira recebe do Rotary apoio para o Forum Mundial do Voluntariado
O Rotary Club da Bahia e o Rotary E-Club da Bahia promoveram com a Governadoria do Distrito 4550 o Primeiro Forum Internacional sobre Trabalho Voluntário em Oncopediatria. Palestrantes de todo o mundo, entre eles o Porfessor Sanchez, do Vall D'Hebron Barcelona, Sunny Sharma, fornecedor e apoiador doos hospitais Texas Children Hopsital e MD Anderson Cancer Center de Houston, Nubia Mendonça do GAACC, a equipe do GRAACC de São Paulo e o Porfessor Odone da USP. Da Bahia Drs. Jose Bahia Sapucaia e Luciana Nunes, além do Governador Rota´rio Leonardo santos e da Presidente Anaci Paim. o Professor Geraldo Leite palestrou em nome da Fundação José Silveira. Md Anderson Texas,

Curriculo de Durval Olivieri, Engenheiro Civil e Membro Fundador da Academia de Engenharia da Bahia

  

 

CURRICULUM VITAE

 

Nome: Durval Freire de Carvalho Olivieri

 

Data de nascimento: 28 de setembro de 1945 Local de nascimento: Salvador / Bahia; Estado civil: Negócios divorciados Cel. +55 61 995707080 e +5571981050369,

E-mail-durval.olivieri3@gmail.com;

E-mail:durval.olivieri2@gmail.com

Endereço residencial: SHTN 2 – Lote 4, The Sun Residencial, apt 107, Bloco 7, Asa Norte, Brasília CEP 70.800.220

 

EDUCAÇÃO

 

A) Diplomado em Engenharia Civil Politécnica, UFBA, Bahia - graduação em 1968. Estudante do ensino médio no Vale do Yakima (estado da arte da produção de frutas e vinhos dos EUA na região de irrigação do rio Columbia), Estado de Washington, EUA; Membro da National Honor Society of Secondary Students.

 

B) Curso de gestão por objetivos - Lang, Brimberg, Close Assoc. Int. 1972-1973.

 

C) Engineering and Management Course at the University of California, Los Angeles, 1976.

 

D) Treinamento no Grupo CONDEEP Oslo, Noruega, sobre plataformas para exploração de Petróleo em Aguas Profundas do Mar do Norte. O que gerou o projeto dos centros produtores de plataformas de petróleo de Salvador e de São Roque, na Bahia.

 

E) Qualificação técnica em construção pesada submarina, pelo Raymond

International Inc., Houston Texas e Heally-Tibbits / Cenviro Pipe

Corporation, Stockton e Bakersfield, Califórnia, 1972-1973.

 

F) Treinamento técnico em tratamento de resíduos industriais e urbanos -

Gulf Coast, Water Authority, Galveston e Houston, Texas, e por

Engineering Sciences – Ralph M Parsons, Berckley e Passadena, Califórnia, 1988.

 

G) Especialização internacional em administração ambiental, por

DSE- Deutche Stiftung für Internazionale Entwicklung, Fundação Alemã para o Desenvolvimento Internacional, no ZÖV Institute Berlin, 1991.

 

H) Especialização na utilização racional de energia e fontes de energia renováveis, na Carl Duisberg Gesellschaft e na Comunidade Européia, Berlim, 1993.

 

I) Curso: “A Empresa Centrada no Processo Adaptativo” - Juran

Institute, Las Vegas, Nevada, EUA, 1998 e posteriormente em Salvador, Bahia, Brasil.

 

J) Curso: “Lean Thinking” - James Womack e Jonh Shook - São Paulo. 1999.

 

K) Especialização em administração de contratos e acordos -

Fundação Luis Eduardo Magalhães - Bahia, 2001.

 

J) Presença de curso de curta duração em Los Angeles, Califórnia, com o Oceanógrafo Professor Willard Bascom sobre controle de poluição e resiliência química e biológica do ambiente oceânico costeiro e offshore.

 

L) Treinamento do executivo da Exxon/Houston David Kingsman Smith no projeto e operação de plataformas de petróleo em aço no lago Maracaibo, Venezuela e responsabilidade ambiental e prevenção de acidentes na exploração de petrleo no mar e em lagos.

 

LÍNGUAS

 

A) Inglês - Proficiência - Universidade de Michigan. Educado em inglês (fala, lê e escreve, tendo traduzido mais de quatro livros para o português e um livro para o inglês – Kutz’s Screams, um romance e traduzido de inglês para português diversos trabalhos do Ministro do Meio Ambiente da Holanda, Pieter Winsemius, notadamente Revolução Emocional e Mil Tons de Verde.

B) Instituto Alemão - Goethe. (leitura e conversa básicas)

C) Francês - Maison de France UFBA - Universidade Federal da Bahia - (fala, lê e escreve).

D) Espanhol - Instituto de Cultura Hispânica da UFBA - Bahia. 1970 a 1972 (fala, lê e escreve)

 

HISTÓRICO PROFISSIONAL

 

 

GESTÃO E/OU COOPERAÇÃO MAIS RELEVANTES NA ÁREA DE DESENVOLVIMENTO AMBIENTAL E SUSTENTÁVEL

 

 

A)    Diretor Geral do Órgão Ambiental do Estado da Bahia e Secretario Executivo de Meio Ambiente do SEARA, Sistema Estadual de Meio Ambiente da Bahia e por 15 anos Conselheiro Nacional de Meio Ambiente do CONAMA, Sistema Nacional de Meio ambiente, representando a Bahia.

B)    Coordenador Estadual de Ciência e Tecnologia e Inovação e fundador da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia. Criou a Secretaria de Ciência e Tecnologia e Inovação com base nos cursos do CGEE..

C)    Cargo público, quadriênio 2003 a 2006, de Superintendente Estadual de Florestas, Unidades de Conservação e Biodiversidade, da SEMARH - Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado da Bahia, época em que criou e implantou 27 Áreas de Proteção Ambiental e Áreas de Reserva Natural.

D)   Membro fundador do Conselho Superior Ambiental da entidade alemã de certificação e auditoria de segurança e qualidade  a TÜV Rheinland, filial brasileira.

C) Assessor e auditor independente de meio ambiente e desenvolvimento para o desenvolvimento regional sustentável da região do Baixo Sul da Bahia, e elaboração de relatórios em inglês para o BID-Banco Interamericano de Desenvolvimento e o trabalho do BNDES para parcerias com fundações e para o TÜV-Rheinland.

D) Criação do sistema complementar de ‘auto-regulação’ e ‘auto-auditoria compulsoria’ utilizando as Comissões Técnicas de Garantia Ambiental - CTGA e ALA-Auto Avaliação para o Licenciamento Ambiental, para o sistema regulatório do estado da Bahia, Brasil e as APAS como gestão territorial proativa em conservação ambiental participativa

F) Assessor ad-hoc dos Programas da União Europeia para a integração dos países da Europa Oriental na UE, Bruxelas e Dublin, usando o conceito de desenvolvimento sustentável com a ferramenta de planejamento liderada pela FORFAS-Irlanda e Steinbeis Europa - Stuttgart, denominada Previsão regional

G) Liderança, como Diretor Geral e agente ambiental estadual, dos termos de referência, análise, audiências públicas e aprovações com condicionamento do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) do Complexo de Celulose do Norte da Bahia e coordenação das respectivas audiências públicas e relações com o MP e demais agentes públicos pertinentes.

H) Idem referente ao EIA-RIMA para ampliação do Complexo Industrial de Camaçari, antigo Polo Petroquímico e Projeto Básico para o Tratamento Subaquático de Esgotos Industriais do CETREL, sob orientação do Oceanógrafo Willard Bascom e Engineering Sciences, EUA.

I) Idem referente aos estudos ambientais preliminares e projeto básico do sistema submarino de tratamento de resíduos industriais da CETREL, em conjunto com a empresa de Engineering Sciences of California e Radel/Cerqueira Lima.

J) Idem referente ao complexo de celulose e papel da Suzano-Bahia Sul.

K) Idem, referente ao complexo Veracel - Stora Enzo Papel e Celulose.

L) Idem referente ao oleoduto Bahia-Alagoas, envolvendo o uso da "análise quantitativa de riscos" como uma ferramenta inovadora para análise tecnológica ambiental.

M) Idem referente aos estudos ambientais preliminares para as pequenas hidrelétricas de Itapebi, Gatos, Sacos e a parte referente aos lagos Bahia e Sobradinho e Xingo.

N) Idem referente ao Poliduto Madre de Deus - Sul da Bahia.

O) Idem referente ao sistema de avaliação ambiental da Baía de Todos os Santos.

P) Idem referente aos estudos ambientais preliminares para a ampliação do Aeroportos Internacional de Salvador/Bahia, Valença/Bahia, Lençóis/Bahia e aeroporto do Hotel Transamérica de Comandatuba/Bahia.

Q) Idem referente aos estudos ambientais preliminares e audiências públicas para os complexos turísticos hoteleiros e segundas residências de Sauípe, Praia do Forte, Imbassaí e Linha Verde.

R) Idem referente aos investimentos em hotéis de Itacaré e outros destinos abrangidos pelo Prodetur I e Prodetur II.

S) Idem referente às Áreas de Proteção Ambiental do Estado da Bahia e estudos para a criação dos parques nacionais de Descobrimento e Pau Brasil, ambos localizados em terras anteriormente pertencentes à Brasil Holanda S.A.

T) Apoio aos estudos do Plano de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável do Baixo Sul da Bahia, como representante do Governo do Estado, e à implantação e gestão da RPPN-Michelin e da Serra da Papuã-OCT. Projeto de Conservação da Pesquisa em Mata Atlântica Natural.

U) Membro da Câmara Técnica do CONAMA - Conselho Nacional do Meio Ambiente, com o apoio de seu presidente, Sr. José Vieira Nascimento, representante da CNI, emitindo, como inovação, os selos nas normas ambientais durante as apresentações da ABEMA na ECO-92-UNCED/RIO DE JANEIRO.

V) Ainda com o CONAMA, colaborou com a concepção e redação do Decreto 750, pioneira para a proteção da Mata Atlântica, e com a publicação da Resolução 237, regulamentando as competências de licenciamento ambiental, anteriomente a LC-140. Membro da Força Tarefa do CONAMA para a Integração da Responsabilidade Ambiental da Indústria do Petróleo no Brasil, um esforço conjunto entre o Ministério do Meio Ambiente, o Ministério de Minas, a Petrobras e o IBAMA / CONAMA.

W) Coordenou o Programa Estadual de Desenvolvimento Florestal e o Plano Estadual de Unidades de Conservação, coordenando a instalação e o acompanhamento de vinte e três conselhos consultivos para a gestão da Proteção Ambiental do estado da Bahia.

X) Membro fundador do CONAFLOR - Conselho Nacional de Florestas, Ministério do Meio Ambiente, do Brasil, tendo apoiado o regulamento florestal nacional.

 Y) Seminários e estudos na região do lago Foz do Iguaçu-Itaipu, com o apoio da Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu, visando a viabilidade de um plano de desenvolvimento regional com maior segurança ambiental para o setor elétrico básico, empregando prospectiva regional e Tecnologia Prospectiva Regional.

 

 

TRABALHOS ANTERIORES

 

·       Reiterando cargos comissionados nomeados durando 17 anos – em diversos mandatos de Governo do Estado da Bahia. (1988 a 2006) como Diretor Geral do Órgão Ambiental do Estado da Bahia, CRA, atualmente INEMA:

o   Criador da política de desenvolvimento sustentável e meio ambiente com descentralização de responsabilidades, pioneiro no Brasil, tendo sido co-planejador de projetos de saneamento ambiental denominados Bahia Azul e Prodetur.

o   Criador das Comissões Técnicas de Garantia Ambiental, CTGA e Sistema de Autoavaliação de Licenciamento Ambiental - ALA, que inspirou o sistema "Covenants" adotado na Holanda, permitindo o apoio social necessário à ampliação do Polo Industrial de Camaçari e implantação e operação dos polos de papel e celulose da Bahia. Posteriormente, foi criado o Plano de Plantio Florestal como plano de recuperação social e econômica para a região Sudoeste da Bahia (Vitória da Conquista).

• Superintendente de Biodiversidade, Florestas e Unidades de Conservação do Estado da Bahia (2003-2007), colaborador chave para a modernização da lei de licenciamento ambiental, biodiversidade, florestas e unidades de conservação..

• Concepção e consolidação dos parâmetros para a política de desenvolvimento espacial sustentado, permitindo a implantação de polos turístico-hoteleiros das costas norte e sul da Bahia.

• Responsável pelos protocolos de cooperação para apoio empresarial aos corredores ecológicos regionais da Mata Atlântica (Costa dos Coqueiros, Baixo Sul e Baia de Todos os Santos).

• Coordenador das ações ou planejamento regional e implantação do APAS, compondo a área protegida mais ampliada entre os estados brasileiros - 11% do território da Bahia, visando o desenvolvimento sustentável.

     

B) Coordenador Estadual de Ciência e Tecnologia (1999-2003) da SEPLATEC - Secretaria de Planejamento, Ciência e Tecnologia do Estado da Bahia.

• Grupo para aceleração da pesquisa tecnológica e utilização dos Fundos Setoriais no Estado da Bahia;

• Política estadual de CT&I e base para criar o Secretário de Ciências, Tecnologia e Inovação.

• Participação nas reuniões da prospectiva regional em Dublin e Bruxelas, representando o SEPLANTEC.

• Elaboração do plano de criação da Secretaria de Ciências, Tecnologia e Inovação.

 

D) BAHIATURSA, (1987 a 1988).

 

• Assessor técnico e de mercado para a ampliação do Centro de Convenções da Bahia, pavilhão de feiras e hotel de turismo de eventos e reativação do Teatro Iemanjá.

• Assessor técnico da Secretaria de Cultura do projeto de revitalização do Teatro Castro Alves como centro de cultura, lazer e turismo, em parceria com o setor privado da Bahia.

 

• Planejamento e fundação do Projeto Piloto no Estado da Bahia, para o PRODETUR, posteriormente adotado em escala nacional, como um investimento em políticas públicas e infraestrutura como medidas proativas ambientais a serem implantadas no valioso desenvolvimento do turismo em área natural, com desenvolvimento social e econômico com redução do esgotamento ambiental

 

E) Empresa Cetrel S.A. de Proteção Ambiental (1988 a 1989).

• Assessor técnico especializado em obras de saneamento e offshore.

• Engenharia básica para o sistema final de tratamento de efluentes do Pólo Industrial de Camaçari, apoiado pelas empresas do projeto Combec-Bahia e Engineering Sciences - Califórnia.

 

F) Empreendedor de Engenharia Civil e Fundações (1980 a 1987).

• Fundador da empresa de engenharia Olivieri, Araújo, Suarez Engenheiros Associados Ltda.

• Fundador da Etco Engenharia Ltda, empresa de serviços especiais de engenharia, solos e fundações.

 

G) Construtora Norberto Odebrecht S.A - Comércio e Industria, liderado diretamente pelo fundador, Engenheiro Norberto Odebrecht, (1968 a 1980):

• Diretor das Divisões de Obras de Saneamento e Plataformas Marítimas de Petróleo/Gás. Fundador da Diretoria de Obras Especiais Offshore e da Divisão de Engenharia de Mineração.

• Engenheiro responsável pelas obras da Petrobrás, SERES Estações de Tratamento de Água do Mar, Usina Siderúrgica da Bahia - USIBA / Gerdau.

• Engenheiro responsável pelo primeiro Emissário Submarino do Brasil, integrado às obras do primeiro sistema integrado de drenagem sanitária de Salvador, Bahia, posteriormente concluído pelo Programa Bahia Azul.

• Negociei e assinei o primeiro contrato internacional da divisão de empregos internacionais de engenharia (para a Usina Hidrelétrica Charcani V, perto do vulcão Misti, em Arequipa, Peru.

• Responsável pela mineração e metalurgia de cobre da Bahia, Caraiba Metais, incluindo a escavação do primeiro poço automatizado de mineração profunda no Brasil na época (Jaguarary e Camaçari, ambos na Bahia).

 

 

ATIVIDADES ACADÊMICAS

 

 

A) Professor convidado do curso de especialização em gestão ambiental - UCSAL - Bahia (1995). Idem, UNEB - SUCAB.

B) Atuação como líder do Intercâmbio de Grupos de Estudos da Fundação Rotária na região de Lyon, França, em 2000, participando de reuniões para qualificação em questões tecnológicas nas escolas Alimentec-Bourg-en-Bresse, Mediatec-Rhoane, Hotelaria e Gastronomia de Ecully, usinas nucleares de Saint Albert-Saint Bernard, em Lyon, e no CERN, Organização Europeia para Pesquisa Nuclear, perto de Fresnay / Voltaire (atuação voluntária do Rotary).

 

C) Professor convidado da UNIFACS, com mestrado em engenharia civil, MBA em gestão da qualidade de construções, tecnologias mais limpas e meio ambiente (atual).

D) Instrutor de pós-graduação em construções estruturais na UCSAL - Bahia (1978).

E) Promotor e coordenador do curso "A Empresa Centrada em Processos Adaptativos" em Salvador - Bahia (1998).

F) Conselheiro editorial da revista Tecbahia-CEPED (atual 1999).

G) Artigos publicados em português e inglês (TAPPI) sobre engenharia, desenvolvimento humano, meio ambiente e temas correlatos (atuação não remunerada - atual 1995)

H) Tradução e edição (2004) do livro "Mil Tons de Verde, Sustentabilidade e Competitividade em Estratégias para Empresas, ONGs, Universidades e Governos", de autoria de Pieter Winsenius, ex-Ministro do Meio Ambiente da Holanda e ex-Vice Presidente da Consultora McKinsey Europa, juntamente com Ulrich Guntram, os direitos autorais foram doados ao Programa Pólio Plus do Rotary International, trazendo aos doadores a distinção de maiores benfeitores da Fundação Rotária durante o ano rotariano de 2005/2006 (direitos autorais doados ao Rotary Club da Bahia, no valor de trinta mil dólares para o programa POLIO PLUS do Rotary de vacinação universal contra a poliomielite).

I) Edição e tradução do livro "A revolução emocional, um desafio para os líderes do século XXI", autoria de Pieter Winsemius (atuação não remunerada).

J) Textos científicos para o Tecbahia-CEPED, em parceria com David e John Keneth Galbraith, em português - "The Socially Concerned Today" e "Environment and Wealth Building", respectivamente escritos por John Keneth Galbraith e Lester Thurow (sem fins lucrativos em 2001).

K) Artigo apresentado em parceria com o engenheiro Abel Holtz para o Congresso Nacional de Estruturas de Concreto Armado em Salvador, Bahia, sobre Plataformas de Produção de Petróleo em Águas Profundas - Abordagem Norueguesa de Empreiteiros.

L) Tradução para a língua inglesa do romance escrito por Eduardo Giudice e sua editoração e publicação nos Estados Unidos.

 

 

ATIVIDADES NÃO REMUNERADAS

 

 

A) Membro fundador da Academia de Engenharia da Bahia.

B) Membro da KIRIMURE, uma ONG de conservação da Baía de Todos os Santos, Bahia, Brasil.

C) Conselheiro do Administração da Liga Álvaro Bahia (Hospital Pediátrico de Caridade Martagão Gesteira, , único hospital não governamental de atendimento exclusivamente infantil SUS no Estado da Bahia, Hospital e Maternidade da Criança de Feira de Santana, e ex-Presidente pelo mandato de dois anos da referida Liga Álvaro Bahia

D) Secretário-conselheiro da Associação Cultural Brasil-Estados Unidos, uma entidade educacional sem fins lucrativos fundada pelo Rotary Club da Bahia.

E) Conselheiro Técnico e Associado da AMAFRO - Amigos da Associação Afro-Brasileira de Cultura, responsável pela curadoria do Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira, de Salvador, Bahia.

F) Presidente do Rotary Club da Bahia (2001-20012) e Governador PDG do Distrito 4550/4391 do Rotary International (Bahia-Sergipe-Alagoas), no ano rotariano de 2010/2010; rotariano desde o ano de 1969.

G) Atual Presidente voluntário não remunerado da Associação Cultural Brasil estados Unidos e da Escola Infantil Bilingue Modelo Canadense Maple-Bear de Salvador

 

 

ATIVIDADES RECENTES

 

 

Professor e orientador em cursos de capacitação em meio ambiente e desenvolvimento sustentável, estilo ODS-ESG (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e Gestaão Social Ambiental) preconizados pela ONU para municípios, empresas e micro e pequenos empresários e em atividades de desenvolvimento de negócios, engenharia civil, engenharia clínica (hospitalar), meio ambiente, prospectiva regional, desenvolvimento florestal e desenvolvimento regional integrado e sustentável. Uma de suas realizações foi o licenciamento ambiental de uma Plano de Ocupação para Turismo Ambientalmente Sustentável no arquipélago de Cairu Bahia, coerente com o projeto ONU-PNUD Projeto Cairu 2030 e Fazenda Ponta dos Castelhanos com responsabilidade social para com a Vila de São Sebastião.

 

ATIVIDADES ATUAIS

 

Assessor da Presidencia do Ibama em Brasília, respondente perante a SEME-Secretaria Especial de Modernização do estado, da Presidencia da República,

 

CERTIFICADO

 

Certifico, segundo meu conhecimento e entendimento, que este currículo descreve corretamente minha pessoa, minhas qualificações e minha experiência.

Salvador, Bahia, Brasil, 31 de janeiro de 2022.

 


Apendices: 1.Curriculo como Rotariano – disponível no site - http://curriculodedurvalolivieri.blogspot.com/2016/04/durval-olivieri-engenheiro-civil-e.html

     2.Linkedin:https://br.linkedin.com/in/durval-olivieri-88563a19?challengeId=AQE68HUfeY7rKwAAAX9_oEN9oXMNXL5tRmimCvuve84Mt0Q22N0Ks-p_D5dKdsJiBy3oAnQuTGSlvDs_y2kav1izt7t_0BDkA&submissionId=0430fd1e-2bb9-db16-8623-1f4c4bb88f60

Nenhum comentário: